martes, 5 de junio de 2012

Que dor R10


Realmente dói demais isso tudo R10, ver como os heróis de hoje são aqueles que em breve vão morrer de overdose, eu tive uma infância e adolescência maravilhosas, meus ídolos vivem até hoje, ainda em carne e osso ou eternizados por seus feitos meritórios, eram exemplos de conduta, honra e respeito ao próximo, existia de verdade uma ligação profunda com o apreciador, um cuidado quase que santificado com cada um de nós que tínhamos neles, referências sobre o que gostaríamos de ser quando crescêssemos.

Vou apontar apenas dois, pois sei que teríamos aqui incontáveis a serem citados: Zico e Ayrton Senna!


Quem aqui não cresceu esperando os domingos chegarem, porque tinha Ayrton Senna e Zico no mesmo dia? 


Pela parte matinal era olho na telinha, um brasileiro pisava fundo e carregava cerca de 150 milhões dentro do seu carrinho de cores preta e dourada, depois vermelho e branco e por final azul e branco, mas em todos eles tinham vagas para todos nós!


O entardecer de cada domingo era mágico, tinha aquele atleta Rubro Negro em campo, que não pertencia apenas ao Flamengo, pertencia a todo Brasil, porque nossos pais tinham o prazer de nos levar ao estádio para ver o atleta espetacular e o não tão pouco espetacular ser humano Zico, até os pais que não eram flamenguistas levavam seus filhos aos estádios para ver o Galo jogar, tinham alegrias quando seus times faziam um gol em cima do Flamengo, porém tinham mais alegrias ainda se o Zico fizesse um gol nos times deles, porque o Galinho tinha ultrapassado com sua postura a barreira do clubismo.


Mas hoje eu me preocupo com as crianças e adolescentes que daqui uns 10 anos terão liberdade para manifestar o que aprenderam com seus ídolos, e ultimamente estamos mal demais dessas figuras que norteavam nossos horizontes, que faziam nossos olhos brilharem, afinal um se veste de Cascão um dia e no outro tá agarrado, beijando, fazendo amor, e saindo no tapa logo em seguida com 3 travecos, o outro vira amigo de revistinha do verdadeiro Cascão e em rede nacional dá uma aula de que a mentira é o melhor caminho, que sucesso e realização se conquistam assim, com mentiras, com péssimos exemplos, com malandragem e falta de profissionalismo.


Salário atrasado te fez sair? Te conto que o Zico não ganhava nem 20% do que você recebia no Flamengo, teve muitas vezes o salário atrasado também e ainda assim nos deu 4 Brasileiros, 1 Libertadores, 1 Mundial e incontáveis Cariocas, depois de deixar o futebol, foi inventar o futebol no Japão, onde lá tanto quanto aqui, criou um legado que o acompanhará para sempre, afinal caráter, respeito pela profissão e pelos fãs é marca registrada do Galinho.


Mas no Brasil de hoje já é normal que as figuras públicas sejam do nível que você apresentou a todas as nossas crianças por meio de sua postura no Fantástico, imagino que em várias escolas hoje aumenta o índice de crianças que negam até a morte que roubou o chocolate do amiguinho, mas negam com a boca toda suja. Pra ser sincero eu acho que o Tadeu Schimidt só pecou em não te perguntar uma única coisa: "Que cara é essa de ressaca?"


Realmente o que me dói é que além da decepção com aquele que um dia eu tive como ídolo, e o seu "assistente tarado das lojinhas", teremos que seguir assistindo essa diretoria que não saberia nem organizar um Jardim de Infância.


Nesse mundo em que os valores se perdem e meu medo maior é com as crianças de hoje, tenho a sensação de que antes quando eu ouvia a musiquinha "Alô criançada o Bozo chegou!" o palhaço estava apenas dentro da telinha e hoje o palhaço está fora dela, ou seja, os palhaços somos nós que nos tornamos reféns de tantas hipocrisias, mentiras e mal caratismos.


Pra finalizar o melhor do sacode que o Popó deu no Rock Balboa da Uruguaina no sábado, foi ouvir ele falando que o resultado da luta foi fruto dele se cuidar como atleta até hoje, espero assim que as futuras gerações de atletas de futebol do Flamengo, como Thomas, Adryan e cia se agarrem além dos valores familiares que sei muito bem que tem, nesse fio de esperança chamado Popó!


"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude. A rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto". RUI BARBOSA





SRN a toda Nação que Apoia!

0 comentários:

Publicar un comentario